Que haja luz! De preferência uma luz que consuma o mínimo de energia. E muita gente ainda acredita que a quantidade de Watts de uma lâmpada tem relação com o tanto de luz que ela pode produzir. Você vai conferir a seguir que claridade e consumo são duas coisas totalmente diferentes.
De maneira bem objetiva o Watt (W), bem conhecido por todos, é a unidade de medida que diz respeito ao consumo de energia. Quanto menos Watts, o seu gasto de energia também será menor.
Já o responsável pelo fluxo luminoso, ou seja, a quantidade de luz emitida por uma lâmpada é o Lúmen (lm). Quanto maior o número de Lúmens, mais luz a lâmpada irá emitir.
Sendo assim é possível que uma lâmpada de LED de 8W ilumine mais do que uma de 9W desde que a quantidade de Lúmens dela seja maior. Se a quantidade de Lumens for a mesma isso significa que a lâmpada de 9W apenas consome mais energia que a outra.
Isto é superimportante ao escolher lâmpadas, pois muitos acham que escolhendo uma lâmpada com maior potência (W) estará iluminando mais, mas nem sempre isso é verdade, já que temos que observar o fluxo luminoso.
Já esclarecido sobre o assunto, preste atenção ao escolher uma lâmpada. O ideal é optar pela lâmpada com melhor eficiência luminosa, que é ter maior quantidade de Lúmens com o menor consumo. Esta medida é expressa na embalagem como “lm/W”.
Resumindo: se você quer mais luz, busque pela quantidade maior de Lúmens. Se quiser mais economia, veja o número de Watts. Para saber a eficiência luminosa divida o valor do consumo (W) pelo fluxo luminoso (lm). Para mais informações e orçamentos, entre em contato com a nossa equipe